top of page
Capa E-book GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA BAHIA (1).jpg

E-book Gestão da Educação na Bahia: políticas, pesquisas e práticas

Organizadores:

Selma dos Santos;

Elizabete Pereira Barbosa;

Jefferson da Silva Moreira.


Área de conhecimento:
Educação

Ano: 2024
1ª Edição

ISBN: 978-65-89928-84-3
DOI: 10.47538/AC-2024.33

Gestão da Educação na Bahia

Políticas, Pesquisas e Práticas

Esta obra, intitulada Gestão da Educação na Bahia: pesquisas, políticas e práticas, organizado por Selma dos Santos, Elizabete Pereira Barbosa e Jefferson da Silva Moreira, é resultado de um trabalho coletivo dos participantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (NUFOP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

 

A produção busca contribuir para o debate teórico e metodológico sobre a análise de políticas públicas direcionadas à gestão da educação, articuladas pelo governo federal e municipal da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS) e do estado da Bahia e temas atuais da área. A produção sobre as políticas públicas de gestão da educação, nesse E-Book, traduz a vivência desses profissionais com a área de educação, em especial com as políticas públicas de educação.

 

A discussão teórica e metodológica sobre Estado e políticas públicas, no âmbito federal ou municipal, é um processo complexo e contraditório na definição de concepções como autonomia, participação e democratização e que remetem à especificidade e historicidade de cada região no interior da Bahia e, também, na vinculação do gestor da educação com as políticas locais e na sua concepção de educação e no seu projeto para o município. Nessa perspectiva, os gestores da educação regulam suas políticas nas condições de políticas conjunturais ou estruturais de cada região no interior da Bahia.

Desse modo, a gestão da educação não se restringe ao âmbito de cunho político-ideológico presente nas medidas apenas administrativas, mas extrapola esse âmbito, tendo em vista que o processo político-pedagógico representa uma prática social que não se restringe à dimensão administrativa (Dourado, 2004). Essa prática deve se configurar como processo político que se fundamenta no ato político, evidenciado que essa prática precisa ser construída, tomando como base que essa prática histórica precisa ser contextualizada socialmente.

 

Nessa direção, os textos deste E-Book significam uma importante contribuição para a área de Políticas Públicas Educacionais e Gestão da Educação, tendo em vista que problematizam os desafios de ações, programas e estratégias articuladas pelo governo federal e municipal, que vem contribuindo para a materialidade das políticas de gestão da educação. Além disso, problematiza temas atuais que interpelam as políticas educacionais, perpassando pela formação inicial de gestores escolares no estágio supervisionado; caminhando até o âmbito de situações contextuais das instituições; até chegar no âmbito de temas ligados às políticas e práticas inclusivas nas escolas de educação básica.

Trata-se, portanto, de entender o cenário nacional e local por se tratar de um tema que retrata a realidade da política de regulamentação e implementação da gestão da educação da Bahia, visto que nessa região não existe nenhum estudo que revele a dimensão territorial e educacional da temática em questão. Em certa medida, a divulgação desses textos com resultados e proposições poderão servir de base para que os gestores municipais formulem políticas que garantam acesso e permanência dos alunos do ensino fundamental, bem como a melhoria dos sistemas municipais e estadual de ensino na Bahia. Além disso, os temas tratados pelos autores no âmbito das pesquisas e práticas contribuem com reflexões sobre a necessidade de políticas direcionadas às questões contemporâneas no campo da educação, as quais requerem medidas de enfrentamento às desigualdades e preconceitos de inúmeras naturezas.

Portanto, a divulgação dessa obra é oportuna para os profissionais da educação interessados em explorar e problematizar temáticas tão importantes.

 

À todos(as) os(as) leitores, bons estudos!

 

Solange Mary Moreira Santos

Professora Plena de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação

em Educação da Universidade Estadual  de Feira de Santana – Bahia.

bottom of page