top of page
CAPA da Revista Amplamente (1).png

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Dayana Lucia Rodrigues de Freitas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
https://orcid.org/0000-0001-5355-3547
http://lattes.cnpq.br/5122671799874415
E-mail: dayannaproducoes@gmail.com


DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N3
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N3-05


RESUMO:

A Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia ativa que pode ser aplicada em qualquer série ou modalidade escolar. Para o ensino de Ciências sua aplicação também é benéfica, pois, faz cm que o aluno participe ativamente do seu processo de ensino-aprendizagem. O referido texto trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está embasado em documentos que regem a educação brasileira e em autores que pesquisam o tema, tais como: Noemi (2019); Soledade (2020); Silva (2020); dentre outros. A ABP tem sido implementada em escolas urbanas e rurais, com estudantes do nível primário e secundário, com estudantes das mais diversas idades e em todas as disciplinas. Quando o docente está motivado e conhece a fundo suas técnicas, a ABP obtém o melhor resultado com todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Com isso, concluímos que a aprendizagem baseada em problemas pode ser uma ótima estratégia para o ensino de ciências, estimulando os estudantes a participar das aulas e se sentir instigado para aprender.


PALAVRAS-CHAVE:

Aprendizagem baseada em problemas. Ensino de Ciências. Metodologias Ativas.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Professora da UFRN. Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP). Mestra em Ciências da Educação pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Metodologia do ensino de Biologia e Química pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG/MG). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do semiárido pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Pedagogia pela UNOPAR. Técnica em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS). Palestrante. Pesquisadora. Professora e Orientadora de cursos de Pós-Graduação e Graduação em instituições da rede privada em Macau/RN. Professora; Orientadora de TCC e Orientadora de Estágio Curricular Supervisionado da Escola Técnica Fanex Rede de Ensino – Macau/RN.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.


DEBORA NOEMI. Entenda o que é a aprendizagem baseada em problemas. 2019. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/entenda-o-que-e-a-aprendizagem-baseada-em-problemas/. Acesso em 15/07/22.

GUSTAVO SILVA. Metodologias ativas: conheça a aprendizagem baseada em problemas! 2020. Disponível em: https://www.institutoreuna.org.br/ensino-medio/content/Fortalecimento-da-Aprendizagem?gclid=Cj0KCQiAj4ecBhD3ARIsAM4Q_jHzFCT7h15CacYfpFjqN8fEn6FPzkF5V9tV3USxSvZ8hGZZyRj07lMaAu_HEALw_wcB. Acesso em 15/07/22.


MAIDAME, GABRIELA FINCO. Aprendizagem baseada em problemas no Ensino Fundamental II: aplicabilidade, potencial e reflexões de uma adaptação sob perspectivas geocientíficas. Campinas/SP, 2018.


MARCOS SOLEDADE. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), o que é? 2020. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/aprendizagem-baseada-em-problemas-pbl/. Acesso em 15/07/22.

NOVA ESCOLA. As situações didáticas de Ciências. 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1146/as-situacoes-didaticas-de-ciencias


NOVA ESCOLA. Plano de aula: Energia para nosso corpo: o que acontece com os nutrientes e com o oxigênio? 2022. Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/5ano/ciencias/energia-para-nosso-corpo-o-que-acontece-com-os-nutrientes-e-com-o-oxigenio/2385. Acesso em 15/07/22.

SOUZA; S. C.;  DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. 2015. Disponível em: https://www.institutoreuna.org.br/ensino-medio/content/Fortalecimento-da-Aprendizagem?gclid=Cj0KCQiAj4ecBhD3ARIsAM4Q_jGpLuQtMeHOFK0LNFamDHbtEY1dHZ-Or48sj0_WBgOIgg2Mzo8Y4QoaAiv5EALw_wcB. Acesso em 15/07/22.

CAPA Revista Amplamente 3.png

COMO CITAR:

FREITAS, D. L. R. Ensino de Ciências para crianças através da aprendizagem baseada em problemas. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 1, n. 3, p. 48-55, jul./set. 2022.

Publicado: 12/08/2022

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page