top of page
CAPA da Revista Amplamente (1).png

OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NA ENFERMAGEM DO TRABALHO

Leonidas Nelson Martins Júnior
Universidade Federal de Juiz de Fora
http://lattes.cnpq.br/3159919710079489
E-mail: boleonidas@hotmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N2

DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N2-10


RESUMO:

Os profissionais de Enfermagem, pela natureza de seu trabalho, enfrentam riscos de adoecimento ou acidentes decorrentes de sua ocupação. Um dos mais frequentes e importantes é o estresse psicológico gerado ao lidar com pessoas doentes, esperando pelos cuidados que recebem para melhorar sua saúde; o contágio que podem sofrer devido ao manuseio de pessoas infectadas por doenças transmissíveis; exposição à radiação, devido ao uso de equipamentos e aparelhos emissores de raios X; e contato com substâncias químicas ou biológicas que podem vir de pacientes doentes. Diante destes riscos, os desafios de gerenciamento dos mesmos crescem a cada dia, sendo este um tema de grande relevância para a área da saúde. Este estudo tem por objetivo demonstrar os desafios do gerenciamento de riscos na Enfermagem do Trabalho, o que se faz através de um estudo bibliográfico.


PALAVRAS-CHAVE:

Enfermagem do Trabalho. Gerenciamento de riscos. Desafios.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2005). Atualmente é Enfermeiro da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Enfermagem.

REFERÊNCIAS

ASSI, M. Gestão de riscos com controle interno: ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios. São Paulo: Saint Paul, 2021.

 

AVALOS, J. M. A. Auditoria e gestão de riscos. São Paulo: Saraiva, 2017.

 

BURMESTER, H. Manual de gestão hospitalar. São Paulo: FGV, 2012.


HINRICHSEN, S. L. Biossegurança e controle de infecções: risco sanitário hospitalar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.


MALIK, A. M.; VECINA NETO, G. Gestão em saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

PINTO, F. C. Gerenciamento de risco e segurança do paciente. São Paulo: Ed. Do Autor, 2020.

CAPA Revista Amplamente 2.png

COMO CITAR:

MARTINS JÚNIOR, L. N. OS desafios do gerenciamento de riscos na enfermagem do trabalho. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 1, n. 2, p. 116-124, abr./jun. 2022.

Publicado: 28/06/2022

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page