CAPA da Revista Amplamente (1).png

A CONTEMPORANEIDADE E SUA INFLUÊNCIA NO PERFIL DO PROFESSOR

Dayana Lucia Rodrigues de Freitas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
https://orcid.org/0000-0001-5355-3547
http://lattes.cnpq.br/5122671799874415
E-mail: dayannaproducoes@gmail.com


Francisca Raquel da Silva Aquino Oliveira
Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional
http://lattes.cnpq.br/8562476710463205
E-mail: raquelaquino3@gmail.com


Francisco Cláudio Gonçalves
Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional
http://lattes.cnpq.br/7104540449493291
E-mail: fclaudiogoncalves@hotmail.com


Lidiane Guilhermino da Silva
Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional
http://lattes.cnpq.br/0391888482192753
E-mail: lidianeguilhermino@hotmail.com


DOI-GERAL: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N1
DOI-INDIVIDUAL: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N1-04


RESUMO:

O mundo contemporâneo atravessa enormes modificações econômicas, sociais, políticas e culturais. Desde o surgimento da educação sistematizada, através do seu maior instrumento, a escola, o professor sempre tiveram a função de ensinar. É correto afirmar que hoje o aluno não pode mais ser visto como um ser passivo nem tão pouco o professor como único detentor do saber, assim, cabe ao aluno participar, questionar, produzir, pesquisar e construir seu conhecimento de forma autônoma, diante deste contexto cabe ao docente atuar como formador de seres críticos e mediador da aprendizagem. Muito se tem discutido a respeito dos elementos de coesão textual, tal temática tem levado grandes pesquisadores do campo científico a aprofundarem cada vez mais as suas teses nessa área de pesquisa. Numa sociedade onde as mudanças ocorrem num ritmo cada vez mais acelerado e o número de informações que nos chegam aumenta consideravelmente dia após dia, aquilo que se julga verdade hoje pode não parecer tão óbvio amanhã. Por isso o educador deve assumir o compromisso de atualizar-se sempre, indo em busca de novos saberes e de novas alternativas para tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso e proveitoso para os seus alunos e para a sua realização profissional.


PALAVRAS-CHAVE:

Perfil do professor. Professor Contemporâneo. Formação de professores.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Dayana Lucia Rodrigues de Freitas

Professora da UFRN. Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP). Mestra em Ciências da Educação pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Metodologia do ensino de Biologia e Química pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG/MG). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do semiárido pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Pedagogia pela UNOPAR. Técnica em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS). Palestrante. Pesquisadora. Professora e Orientadora de cursos de Pós-Graduação e Graduação em instituições da rede privada em Macau/RN. Professora; Orientadora de TCC e Orientadora de Estágio Curricular Supervisionado da Escola Técnica Fanex Rede de Ensino – Macau/RN.

Francisca Raquel da Silva Aquino Oliveira

Graduada em Letras Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2015). Mestra em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Educação do Cecap -ISCECAP (2020). Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP). Especialista em Ensino de Português e Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2016). Especialista em Tecnologias Educacionais e EaD pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2019). Especialista Docência em Letras e práticas pedagógicas pela Faculdade Única de Ipatinga (2018). Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga (2018). Especialista em Artes pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2018), pós-graduanda em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e doutoranda em Ciências da Educação pela Unidade de Pós-graduação e Pesquisa, UNIPÓS. Já atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Infantil (2012 a 2017). Atualmente é professora de Língua Portuguesa nos Anos Finais de Escola Pública e Particular e do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - ProITEC do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN.

Francisco Cláudio Gonçalves

Doutorando em Ciências da Educação pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN; Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes/UCAM, Rio de Janeiro/RJ; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN; Professor DNS III, vinculado ao Curso de Direito, da Universidade Potiguar/UnP, Campus Mossoró/RN. 

Lidiane Guilhermino da Silva

Possui graduação em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2015). Mestra em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Educação do Cecap -ISCECAP (2020). Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP). Tem experiência na área de educação, com ênfase no ensino de Ciências da Natureza no ensino regular e turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente encontra-se concluindo a graduação em pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

REFERÊNCIAS

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.


DEMO, Pedro. Revista Profissão Mestre. Curitiba, Paraná, ano 6. n° 61. p. 18- 26. Out. 2004.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

 

NOGUEIRA, V. dos S. O educador frente às novas tecnologias. Disponível em:<http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-educador-frente-as-novas-tecnologias.htm> Acesso em: 02 nov. 2021.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2002.


FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de ensino em História. 7 ed. Campinas: Papirus, 2008. v. 1.

 

CAPA Revista Amplamente 1.png

COMO CITAR:

FREITAS, D. L. R.; OLIVEIRA, F. R. S. A.; GONÇALVES, C. F.; SILVA, L. G. A contemporaneidade e sua influência no perfil do professor. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 1, n. 1, p. 46-51, jan./mar. 2022.

Publicado: 23/01/2022

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.