top of page
CAPA 2 - o lúdico.png

Lúdico: brincando e aprendendo, a aplicabilidade do lúdico no processo do ensino e aprendizagem na educação infantil na escola municipal "mi-vo" no município de Alto Alegre

Autores:
Maria Narcisa Carvalho da Silva

Área de conhecimento:
Educação

Ano: 2023

1ª Edição      Vol. 1

ISBN: 978-65-89928-41-6

DOI: 10.47538/AC-2023.16

Lúdico

Brincando e aprendendo, a aplicabilidade do lúdico no processo do ensino e aprendizagem na educação infantil na escola municipal "mi-vo" no município de Alto Alegre

     A presente pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem através das atividades lúdicas. Hoje o brincar é utilizado na escola como um instrumento pedagógico facilitador do professor no processo de ensino e aprendizagem, um recurso que estimula a atração das crianças, que possibilita aprender brincando de forma mais atraente e prazerosa. Onde o ato de brincar, tornou-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino e na aprendizagem infantil.

     O uso de atividades lúdicas oferece ao professor uma enorme quantidade de variações de transmitir o saber para o aluno, tornando o lúdico uma ferramenta imprescindível e de fácil acesso. A metodologia compreendeu duas etapas, que constituiu de questionário aplicado para corpo docente e pais de alunos e de observação do espaço escolar compreendendo toda estrutura física da escola como também a parte pedagógica utilizada pelos professores, em sala de aula.

     A documentação utilizada foi de forma indireta, usando de pesquisa bibliográfica: Livros e artigos, e outros meios de informação como revistas e jornais. Que comprovam a eficácia da utilização de jogos e brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos da educação infantil.

     E através dos estudos e pesquisas realizadas, concluiu-se que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais, a comunicação e o aprendizado cognitivo de forma prazerosa e significativa.

bottom of page