CAPA - Educação e Pandemia (1).png

E-book Educação e Pandemia: cenários, enfrentamentos e soluções

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Ano: 2021

1ª Edição      Vol. 1

ISBN: 978-65-89928-04-1

DOI: 10.47538/AC-2021.09
 

E-book Educação e Pandemia:
cenários, enfrentamentos e soluções

     A obra Educação e Pandemia: cenários, enfrentamentos e soluções, propõem um momento de protagonismo a você docente que trilhou novos caminhos na educação no contexto da COVID-19 para os enfrentamentos das aulas remotas emergenciais. Oportunizar compartilhar suas experiências fornecerá elementos que vão permitir partilhar práticas que favoreceram dinâmicas de ensino-aprendizagem, além de valorizar o trabalho docente que está sendo desafiador neste cenário de isolamento social.
     Nosso objetivo é oferecer esse espaço, para superar o isolamento do educador no memento de pandemia em que se viu em casa sozinho frente a um grande desafio, ensino remoto, apresentar as atividades da sala de aula transformadas no contexto das aulas remotas, experiências pedagógicas exitosas e de desafios no contexto pandêmico, de modo que a prática pedagógica seja compartilhada, se amplie e se renove a cada dia.
     Com o propósito de divulgação das produções geradas no contexto pandêmico baseados em experiências profissionais à luz dos conhecimentos construídos nos lares de cada estudante, ou seja, experiências pedagógicas de sucesso que ultrapassaram os muros da escola e rompeu barreiras das aulas tradicionais ocupando o ciberespaço.
     Nesse sentido, esse livro busca ser uma obra transdisciplinar em razão de que entende que vivenciar a pandemia foi além das características exigidas que um professor possa ter tido apreendido em sua formação inicial, ensinar em um contexto de pandemia exigiu principalmente o equilíbrio emocional e a humanidade no olhar para os discentes. Sendo assim, pretendemos que além dos recursos e estratégias educacionais, também sejam relatadas algumas singularidades nesse período, como por exemplo, dar aulas e conciliar com a maternidade de crianças pequenas.
     Um outro ponto importante de se destacar é que nunca se falou tanto em competências socioemocionais até sermos atingidos pela pandemia causada por esse vírus. A escola que até então era vista e pressionada a ser, historicamente, altamente conteudista, lançou o olhar sobre a integralidade do educando quando as competências socioemocionais se tornaram prioridade dado o momento calamitoso. 
     A nossa reflexão em relação ao trabalho docente e a educação na pandemia deve ser feita com auxílio de Carlos Drummond de Andrade e o seu poema, “No meio do caminho”. Com a licença do leitor deste texto e do próprio poeta, substituiremos a palavra “pedra” por “vírus”:


No meio do caminho tinha uma pedra (vírus)
Tinha uma pedra (vírus) no meio do caminho
Tinha uma pedra (vírus)
No meio do caminho tinha uma pedra (vírus)
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
 
     O trabalho docente, sem dúvida alguma, nunca foi fácil e sempre foi desafiador. Agora, mais do que nunca, esta realidade é intensificada, pois a Pandemia do COVID-19 fez com que a escola ganhasse novos significados na garantia do processo de ensino-aprendizagem mediante as (im)possibilidades impostas pelo vírus.
     A normalidade anterior não existirá mais. A escola terá que ocupar um novo espaço na sociedade, pois o vírus no meio do caminho, mudou o nosso percurso com reflexões que anteriormente estavam em segundo plano, nunca nos esqueceremos deste acontecimento.
Mudanças não são simples; a COVID-19 nos mostrou como a desigualdade social é tão evidente ao nosso redor e, apesar de estarmos isolados, pensamentos coletivos e humanitários se tornaram prioridade nas nossas aulas. Vimos, muitas vezes, acontecer a educação que emancipa o indivíduo, como Paulo Freire afirmava.
     Portanto, essa obra é para você professor que fez a diferença em 2020 e continua fazendo com atividades aplicadas a diversas metodologias de ensino que provocam mudanças tanto nos papeis dos professores quanto dos alunos. Você também terá a oportunidade de conhecer estratégias de ensino e refletir sobre sua prática docente com as experiências que serão narradas nesta obra.